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Principais tendências de marketing digital para 2021

Listamos aqui as 6 principais tendências de marketing digital em alta. Muitas delas já estão conquistando seu espaço há algum tempo e devem continuar este ano.

1. Transmissões ao vivo
 

As transmissões ao vivo, também chamadas de lives, tiveram papel significativo em 2020. Elas foram o meio de contato entre muitas empresas e famosos com seu público, isso devido às medidas de distanciamento social por conta do Coronavirus.

Os resultados obtidos por meio dessas transmissões foram muito relevantes e, mesmo que em menor intensidade, elas devem continuar galgando seu espaço no próximo ano.

2. Vídeos curtos
 

Ainda no âmbito dos vídeos, não dá pra desconsiderar o enorme sucesso dos vídeos curtos em 2020.

Por isso, se você ainda não está aproveitando essa onda, vale a pena ficar de olho nessa oportunidade de geração de conteúdo que, sem dúvidas, é uma das tendências de marketing digital.

3. Pesquisa por voz

Outro recurso que acreditamos estar entre as tendências de marketing digital para 2021 são as pesquisas por voz.

Não se trata de algo novo, mas estudos mostram um crescimento desse tipo de pesquisa. Em janeiro desse ano, um estudo da ComScore previu que 50% das buscas viriam por meio de pesquisa de voz em 2020.
 

Muito disso se deve a tecnologia. Dispositivos smart speakers, como o Google Home e Amazon Echo com Alexa, estão ganhando cada vez mais funcionalidades e melhorias, o que alavanca também esse tipo de pesquisa dos consumidores.
 

Não é algo simples, mas trata-se de um tendência muito relevante. Então, ficar de olho nela é uma boa pedida.

4. Integração ecommerce + redes sociais

A chegada dos pagamentos via WhatsApp e as melhorias no Instagram Shopping mostram que as redes sociais estão cada vez mais integradas aos ecommerces. Isso quando não os substituem totalmente.

Em 2020, também por conta do Coronavirus, vem sendo registrado um crescimento acentuado do número de empresas que estão utilizando as redes sociais para vender.
 

Com isso, muitas das plataformas deram grandes passos de desenvolvimento, liberando melhorias e ferramentas específicas para quem busca vender online e, acima de tudo, vender usando as redes sociais.

Esse “boom” nas vendas online deve continuar. Muitos consumidores que não tinham o hábito de comprar online tiveram a chance de conhecer essa modalidade e a aprovaram.
 

Em 2021, espera-se que o comércio online registre números ainda mais expressivos e também ganhe mais destaque nas redes sociais.

5. Personalização

Essa também não é uma das tendências de marketing digital que surgiu agora, mas é algo que vem ganhando força ao longo dos anos.

Desde a chegada da internet e dos recursos que permitem personalizar a comunicação com o público, cada vez essa tendência vem se tornando mais relevante.
 

A ideia é que sua empresa precisará cada vez mais investir em tecnologia e ferramentas que permitam gerar uma experiência totalmente personalizada para os seus clientes.
 

Seja ao entrar no seu ecommerce, ao conversar com sua equipe no WhatsApp, ao receber um email marketing ou clicar em links patrocinados da sua marca nas redes sociais. Até mesmo na escolha de influenciadores digitais, o cuidado com a personalização precisará estar presente.
 

Será necessário focar o seu marketing para atrair e atender o seu público de maneira cada vez mais personalizada.

6. Mais investimento

Dentre as tendências de marketing digital para 2021, espera-se também que seja registrado um aumento no investimento das empresas em comunicação.
 

Seja na geração ou na distribuição dos conteúdos, a tendência é que as empresas que começaram a usar a internet para vender em 2020 comecem a investir ou invistam mais.
 

Isso deve elevar a concorrência na entrega dos anúncios e, consequentemente, obrigar todo o mercado a investir mais e melhor.

Como já dissemos, todas as tendências de marketing digital que listamos aqui são apostas baseadas no comportamento do mercado. Só saberemos o quão acertadas durante o ano.
 

Contudo, não dá pra esperar que elas se concretizem para tomar uma atitude. Empreendedores que querem ter sucesso precisam estar atentos às mudanças do mercado e àquilo que está por vir.

fonte: facebook/camilporto